Integração dos sistemas de gestão
Toda empresa precisa de planejamento para conseguir prosperar. Independente do seu tamanho ou área de atuação, o sistema ERP traz uma série de vantagens para as empresas conseguirem ter um maior controle de todo o negócio. ERP – Enterprise Resource Planning – significa, ao pé da letra, “planejamento dos recursos da empresa” e é composto por uma série de softwares que vão trabalhar de forma integrada para garantir o controle de toda a organização em um só sistema.
Automação de controles
Com um sistema ERP, a empresa passa a contar com uma maior e melhor automação da informações que serão armazenadas de forma organizada, possibilitando que o proprietário ou responsável pela empresa tenha uma maior e melhor visão do negócio, podendo tomar as decisões de forma mais eficiente e precisa.
É comum que os empresários e empreendedores utilizem seus próprios métodos para fazer o controle da empresa, como as planilhas eletrônicas. Mas este controle manual, num certo momento, acaba travando o crescimento da organização, sem contar a possibilidade de perda de histórico. Se você quiser, de fato, ver o seu negócio crescer, é preciso mapear bem os processos e ter um controle mais amplo de todos os setores e atividades delegadas. E quanto mais sua empresa crescer, maior deverá ser o controle de todos os processos, do administrativo, passando pelo comercial, produtivo, até o financeiro.
Padronização
A primeira vantagem ao adotar um ERP é a “padronização” de todos os departamentos da empresa, inclusive das filiais, caso haja. Vendo todos os setores de sua empresa, com informações padronizadas, ficará muito mais fácil para gerir seu negócio. A “Gestão Unificada” vai lhe trazer maior clareza sobre o seu negócio, podendo te dar acesso a resultados consolidados que vão permitir a tomada de decisões mais acertadas e rápidas, sem sustos ao final de um mês ou trimestre.
Integração de informações financeiras
Integração de informações financeiras é outra vantagem de se ter um sistema ERP, pois isto permite ao gestor acompanhar bem de perto todo o desempenho da empresa, tendo acesso a todos os negócios que de fato contribuirão para gerar receita e quanto a empresa está consumindo em cada setor. Esta vantagem permite que o gestor possa cortar gastos desnecessários e investir onde realmente dará retorno, melhorando processos e tornando a organização mais enxuta e dinâmica, com o tamanho ideal para atender bem à demanda dos clientes.
Redução de erros
Outra vantagem é a redução de erros, principalmente os operacionais. Isto é possível porque as informações serão mais precisas, consolidadas e ficará muito mais fácil administrar os diversos setores da empresa, de forma que as ações a serem tomadas sejam decididas com maior acerto e rapidez, eliminando quase que por completo os prejuízos e até ajudando a acabar de vez com a ociosidade do capital que a empresa possui. A partir do momento em que o gestor sabe onde estão gargalos e desperdícios, onde há falha na qualidade de produção ou do serviço prestado, fica muito mais fácil elaborar processos eficientes que façam a empresa funcionar bem.